A rodovia Paulo Fonteles, conhecida como PA-150, foi leiloada para a iniciativa privada em 15 de março de 2023 e, a partir de 1º de julho, passa a ser administrada pelo Consórcio Rota Pará. Esta é a primeira concessão estadual de rodovias no Pará, cobrindo 526 quilômetros de vias, incluindo o complexo Alça Viária.
Importância da PA-150
Com mais de 330 km de extensão, a PA-150 é crucial para o escoamento da produção paraense e do Centro-Oeste do Brasil, conectando o porto de Vila do Conde, em Barcarena, e passando por Tailândia.
Cobrança de Pedágio e Investimentos
A partir do 13º mês após a concessão, a cobrança de pedágio será implementada, com tarifa mínima de R$ 10,10 para veículos da categoria 1. Motos serão isentas dessa cobrança. Nos primeiros cinco anos, estão previstos investimentos de R$ 650 milhões em melhorias como a duplicação de 66 km, construção de 250 km de acostamentos e 30 km de terceiras faixas em 11 municípios.
Encontro com Prefeitos e Prazos
Em junho, o secretário de Infraestrutura e Transporte, Adler Silveira, e representantes do consórcio se reuniram com prefeitos para discutir a implementação de oito pontos de pedágio entre Marabá e a Alça Viária. A troca do asfalto está prevista para 2026, mas a manutenção começa imediatamente.
Histórico da Privatização
Leiloadas na Bovespa em março, a PA-150 e a Alça Viária terão concessão de 30 anos. O contrato, assinado pelo governador Helder Barbalho, inclui outorgas variáveis, totalizando R$ 450 milhões. Espera-se a geração de 3.000 empregos diretos e indiretos.
Trechos Rodoviários Concedidos
Os trechos leiloados incluem:
- PA 150: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entrada PA 475/256 (333 km)
- PA 475: Entrada PA 150/256 – Entrada PA 252 (41,60 km)
- PA 252: Entrada PA 475 – Entrada PA 151/252 (42,30 km)
- PA 151: Entrada PA 252 – Entrada PA 483/Alça Viária (21,50 km)
- PA 483: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entrada da PA 151/ Alça Viária (18,60 km)